Saturday, April 13, 2013

"E que Deus lhe de em dobro" ??


Ontem, indo para a universidade, subi em um ônibus relativamente cheio. Consegui sentar em uma cadeira vaga, até. Algumas paradas depois, subiu um desses pedintes nosso de cada ônibus. Até aí tudo bem, ele me deu um pedaço de papel com algumas coisas escritas. De início, eu não leria. Mas alguma coisa me fez lê-lo. 
Não é a primeira vez que escuto/leio algo do gênero: "E quem não poder (ajudar) obrigado pela atenção e que Deus abençoe e lhe de em dobro". É o que vem escrito no papel que fiz questão de tirar foto.
Não sei se entendi bem, mas por acaso isso foi uma tentativa de chantagem emocional? Quer dizer, eu tenho que ajudar aquela pessoa porque ela diz que Deus me dará em dobro o que eu der a ela? Como funciona isso? Eu dou vinte centavos e recebo quarenta? 
Na verdade, o pior nem é isso. O pior é o sentimento que aquilo carrega. A pessoa não está desejando que sejas abençoado coisa nenhuma, sejamos sinceros. Pelo contrário, na verdade. Usa a crença das pessoas de uma forma totalmente negativa. 

Depressivo é saber que há pessoas que dão dinheiro para pedintes como este quando leem isso. É uma sensação de estar de volta à Idade Média, onde Deus era usado para regular o comportamento das pessoas. E Ele era usado exatamente do mesmo modo: Através do medo de uma punição divina, o fiel fazia como lhe era dito.

Acaso não é isso que este cidadão estava fazendo? Melindrando os passageiros daquele ônibus?
Eu até poderia dar umas moedas para o homem, mas quando cheguei nas últimas linhas do papel, tive certeza que só devolveria aquela mensagem sem dinheiro algum.

E, na verdade, eu poderia escrever muito mais coisas, mas a indignação é tão grande, o sentimento de que aquilo é errado é tão concreto dentro de mim que nem argumentos formulados possuo. Sendo assim, termino sem conclusão.
Ou não.


No comments:

Post a Comment